quinta-feira, abril 09, 2020

TCC de Direito analisa ensino do criacionismo e da TDI nas escolas

Emanuela dos Santos Borges é graduada em História e Direito, e é Diretora Executiva do Núcleo Criacionista Criciumense da Sociedade Criacionista Brasileira (Nucri-SCB). Gosta de cantar na igreja, ler, trabalhar voluntariamente com crianças e adolescentes e estudar sobre criacionismo. Nesta entrevista, concedida ao jornalista Michelson Borges, ela conta por que escolheu abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o ensino da Teoria do Design Inteligente e do criacionismo em escolas públicas. Isso é possível? Há amparo legal? Leia e descubra.


Por que você decidiu pesquisar sobre o ensino do design inteligente e do criacionismo em escolas públicas?

Porque precisava elaborar minha monografia de conclusão do curso de Direito e esse assunto já há alguns anos me chamava a atenção. Pensei: “Porque não unir minha formação na área educacional com a formação na área jurídica abordando um assunto que, para mim, é de suma importância? Resolvi pesquisar e escrever sobre Direito Educacional, trabalhando um tema relevante que injustamente tem sido excluído do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Penso que o ensino da Teoria do Design Inteligente precisa urgentemente ser incluído nos currículos escolares, para que se garanta o amplo acesso à informação, ao pluralismo de ideias e ao multiculturalismo, direitos e princípios dispostos na nossa Constituição Federal.


Em seu TCC você defende um ensino crítico da teoria da evolução, mas desaconselha o ensino do criacionismo em escolas públicas. Por quê?

Porque o criacionismo tem viés religioso e, como vivemos num Estado Democrático de Direito Laico, não seria bem aceito e não haveria quantidade suficiente de professores preparados para ensiná-lo de forma democrática e imparcial. Porém, a Teoria do Design Inteligente (TDI), assim como a Teoria da Evolução, é uma teoria filosófico-científica, e essa sim deve ser ensinada de forma crítica, para que os alunos escolham com qual se identificam, conforme sua cosmovisão.


Você teve que consultar bastante material e literatura relacionados a áreas técnicas do criacionismo e do design inteligente. O que aprendeu com essa “imersão”?

Foi maravilhosa essa imersão no conhecimento dessas teorias. Aprendi muito e desmistifiquei conceitos equivocados. Compreendi a diferença entre criacionismo bíblico, religioso e científico, e como são diferentes da TDI. Que os cientistas tedeístas pesquisam e apresentam evidências de um designer, provando que o Universo e a vida provieram de um projetista. Aprendi que ciência e religião não são antagônicas, mas que se complementam. Inclusive pude perceber que grandes nomes da ciência foram criacionistas e faziam seus experimentos escrevendo e demonstrando sua ciência para justamente explicar e desvendar mistérios da natureza criada por um Criador. Percebi que, para cumprir direitos e princípios garantidos pela Constituição Federal Brasileira em matéria educacional, é justo que todas as teorias cientificas a respeito das origens sejam ensinadas. Que não somente uma seja tida por verdade inquestionável, especialmente em se falando de um país majoritariamente cristão e onde muitas crianças já vêm com uma cosmovisão criacionista do lar. A própria legislação educacional dá completo amparo a esse tipo de ensino, pois tem por preceito o acesso à informação irrestrita e garante o pluralismo de concepções. Afinal, é direito fundamental de todo cidadão brasileiro ser informado, bem como informar todo e qualquer tipo de conhecimento e ensino que colabore para seu crescimento intelectual.


Qual foi a reação dos seus professores ao seu trabalho?

Inicialmente, criticaram porque pensaram se tratar de algo que envolvia religiosidade, mas, após leitura atenta e apresentação da monografia, perceberam que se tratava de uma pesquisa científica válida e apropriada, que expôs uma brecha na legislação educacional que, ao mesmo tempo, na constitucional e nas leis federais, dá amparo ao ensino irrestrito das diversas teorias, mas na legislação infraconstitucional e infralegal não proporciona o cumprimento disso.


Além de bacharel em Direito, você é formada em História. Com base em sua experiência e em suas pesquisas, como o criacionismo deveria ser ensinado às crianças e aos jovens?

As teorias criacionistas são ensinadas no lar, nas igrejas e nas escolas confessionais. Mas a Teoria do Design Inteligente deveria ser incluída nos currículos escolares das escolas públicas em geral, refletindo também nas escolas particulares, confessionais ou não, a partir da Base Nacional Comum Curricular, com inclusão de seu ensino nos currículos das disciplinas de Ciências, Biologia, História e Geografia. Pois nessas disciplinas normalmente se trabalham as origens do Universo e da vida. Os alunos das escolas públicas devem receber informações científicas a respeito da origem da vida, sejam elas divergentes ou não, provindas de toda fonte fundamentada existente. Afinal, somos seres sociais plurais, multiculturais, com o dever de respeitar as diferentes cosmovisões, e com o direito a receber conhecimento sem restrições, que incentive a produção de raciocínio crítico, num espaço de convivência e diálogo abertos. Para isso, deve-se efetivar uma pequena alteração na BNCC e, posteriormente, uma adaptação nos livros didáticos de todo o país, com capacitação dos autores com especialistas em TDI, a fim de apresentarem argumentos bem fundamentados e explicações plausíveis a respeito da teoria.


Geralmente se pensa que criacionismo é assunto para pessoas das áreas de Biologia, Química, Física, Geologia e afins. Você estudou o assunto da perspectiva do Direito. Como estudantes e pesquisadores das áreas de humanas e outras podem ajudar na discussão desse tema?

O assunto das teorias sobre nossas origens pode e deve ser abordado por estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas. Nas áreas de humanas, onde se estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais, pode ser pesquisado o tema a fundo para se poder ensinar e trabalhar de forma efetiva. Nas biológicas, onde se estudam os seres vivos e sua origem, evolução, funcionamento e relação com o meio ambiente, apropriadamente se deve estudar e pesquisar as evidências propostas pelas diversas teorias existentes, trabalhando cada aspecto de forma ampla. E até nas ciências exatas pode-se trabalhar a TDI, afinal, matemática e ciência estão interligadas, trazendo as bases do conhecimento experimental.


Por que você é criacionista?

Sou criacionista pois creio na existência de um Criador que formou e mantém todo o Universo. Creio que a Bíblia é a Palavra que Deus deixou escrita para nós. É o nosso manual de vida e ela nos ensina o criacionismo. Penso que o ensino da Teoria Criacionista e da Teoria do Design Inteligente tende a formar pessoas mais completas, promovendo um ambiente de respeito e uma cosmovisão abrangente, oferecendo ao ser humano conhecimento capaz de trazer completude, paz e esperança.